nn

ANNA STOLF

Professora, pesquisadora, designer/artista, com pesquisas desenvolvidas em torno dos deslimites do objeto livro, articulando-recortando suas im’possíveis questões teóricas, técnicas e conceituais.

Indaial/SC | Blumenau/SC | Florianópolis/SC | Porto Alegre/RS | Belo Horizonte/MG

annastolf@gmail.com

anna.stolf@uemg.br

@annastolf


FORMAÇÃO

UFMG

Doutoranda em Artes Visuais na Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA/UFMG), com a pesquisa quase livros; talvez bichos, sob orientação de Angélica Oliveira Adverse. Integrante do projeto de pesquisa A Complexidade das Práticas Artísticas [experiência estética, crítica e outros formatos da pesquisa-criação], coordenado por Angélica Oliveira Adverse (EBA/UFMG); e participante, em parceria com Mônica Vaz, com o projeto Páginas amadoras: ateliê de práticas gráficas, da Residência Artística no Centro Cultural UFMG.

UFRGS

Mestre em Design com ênfase em Design & Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS, 2013), com a pesquisa Tecnologia a Laser, Design e Teoria por Livros Dúcteis: (quase) falas enquanto (corte da) matéria e os protótipos adotando abandono, ataques melindrosos, inventania, maracujamelão, tipos de chuva e quebra-cabecedário, sob orientação de Wilson Kindlein Júnior.

IFSC

Graduada em Design de Produto pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC, 2010), com o Trabalho de Conclusão de Curso Livro-objeto-que-deseja e o protótipo mandíbula sonâmbula perambula, sob orientação de Isabela Mendes Sielski e Lurdete Cadorin Biava.

[clique para acessar os projetos]


ATUAÇÃO

UEMG

Professora da Escola de Design da Universidade do Estado de Minas Gerais nos cursos de Design Gráfico e Design de Produto; vinculada ao Centro de Estudos em Design da Imagem (CDI/ED/UEMG). Coordenadora, junto com Vitor Amaro, do grupo de pesquisa Artefatos Lúdicos (CNPq/UEMG); coordenadora do projeto de extensão Quebra-cabecedário: projetos sob nonsense (CDI/UEMG); coordenadora, junto com Tatiana Pontes, do projeto de extensão Modos de fotografar (CDI/UEMG); membro do conselho editorial da Revista Tangerine, organizada por Rogério de Souza (NUDEF/CDI/UEMG); integrante do projeto de pesquisa Design Experimental: do processo como resultado, coordenado por Igor Rios (CDI/UEMG); e integrante do projeto de extensão Desdobramentos da Imagem, coordenado por Genesco Alves e José Rocha Andrade (CDI/ED/UEMG).

UDESC

Técnica em design gráfico do grupo de pesquisa Proposições artísticas contemporâneas e seus processos experimentais da Universidade do Estado de Santa Catarina, coordenado por Raquel Stolf e Telma Scherer (CNPq/UDESC); e integrante da equipe do projeto Sala de Leitura | Sala de Escuta, coordenado por Raquel Stolf e Telma Scherer (CEART/UDESC).